quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Palavras de força que curam a mente


Eu sinto muito, me perdoe por favor, muito obrigada, eu te amo!

As expressões parecem simples quando escritas. Mas na prática não as utilizamos com a frequência com que poderíamos!

Criada por xamãs havaianos, os kahunas (guardões do segredo), e praticada somente por eles por muito tempo, o Ho’oponopono é uma técnica voltada para autocura e resoluções de problemas.
Segundo este sistema, somos formados por quatro elementos: a mente subconsciente, a mente consciente, a mente supraconsciente e a inteligência divina. Todas as experiências ao longo da história de vida de cada pessoa se transformam em pensamentos que ficam se repetindo no subconsciente. Entra em cena então a mente consciente, ou intelecto – responsável pela solução de problemas – que nos diz quais escolhas tomar a respeito de tudo o que se passa na mente subconsciente. No entando, segundo o psicólogo Dr. Ihaleakala Hew Len, hoje difusor da técnica, o intelecto é capaz de codificar somente 15 a 20 bits de informações por segundo, dos milhões que ocorrem abaixo da percepção.

Como a consciência não é capaz de analisar corretamente os pensamentos, ela tende a repetir infinitamente tudo o que se passa na mente subconsciente, acarretando em um turbilhão de pensamentos que invade a mente a todo instante, que no Yoga chamamos de Vritti.

E é aí que entram as quatro principais frases do Ho’oponopono: Eu te amo. Eu sou grato. Me perdoa. Eu sinto muito. Ho’o = causa, ponopono = perfeição – corrigir o que está errado, curar o que está doente ou arrumar o que está desarrumado. Bingo! Quem nunca sentiu que sua mente estava um tanto quanto desarrumada?

A repetição das frases é um pedido que se origina na mente consciente à inteligência divina para transmutar os pensamentos do subconsciente. É capaz de colocar ordem na confusão mental, pois chega de forma correta a mente supraconsciente que os envia à inteligência divina.

Se a teoria parece mais confusa que os seus pensamentos, não se apegue a ela. Apenas pratique:
- Identifique o problema mentalmente
- Em seguida, repetem-se as frases quantas vezes quiser ( e lembrar) ao longo do dia, até que os pensamentos negativos saiam de cena.

Posso garantir que os efeitos são muito maiores quando sentidos do que quando entendidos pelo intelecto. Neste sentido, não ter expectativas ou tentar controlar o que vai acontecer é um dos princípios do Ho’oponopono. Uma faxina mental!

Já vi gente que usou para resolver problemas no trabalho, com a família, saúde, até perda de peso.
Eu tenho usado muito para exercícios de perdão, desapego e obviamente, gratidão. É comum também utilizar a foto ou imagem daqueles com quem você quer transmutar sentimentos negativos.

Muito simples! Como diz o Dr. Len: “Just do it!” Simplesmente faça!



Nenhum comentário:

Postar um comentário