segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Como vencer as crenças limitantes



As pessoas estão acostumadas a buscar fórmulas prontas para elevar a sua confiança e conseguir entender o que é a autoestima. Atualmente, há muitos livros que mostram estratégias, truques e dicas para conseguir diversas coisas, então, as pessoas compram esses livros de autoajuda e não elevam sua autoestima, não resolvem seus problemas e continuam tristes ou ficam ainda mais tristes do que estavam. Estamos vivendo um momento em que alguns autores e palestrantes vazios indicam e empurram motivação barata ao público. Eles ensinam dicas que as pessoas não vão conseguir reproduzir porque eles estão empurrando o pé das pessoas no acelerador da vida, mas isto não funciona quando as pessoas têm o outro pé no freio.
O pé no freio são as crenças limitantes como: Alguns nascem para sofrer enquanto o outro ri; Não há recursos para todos; Dinheiro é a raiz de todos os males; É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar para o reino dos céus; Homem não presta; Eu tenho o dedo podre e etc.
Enquanto você não alterar estas crenças, o Universo vai respeitá-las e lhe entregar mais do mesmo. Ou você altera estas crenças e tira o pé do freio ou você não vai para canto nenhum.
Você já leu o livro “O Segredo” (The Secret)? Muitas pessoas tomaram conhecimento da Lei da Atração através deste livro ou do filme de mesmo nome. A partir de então, foram lançadas muitas coisas do tipo “O Segredo Por Trás do Segredo”, “Desvendando o Segredo do Segredo” e etc. Portanto, há alguma coisa errada. Não estão passando o “pulo do gato” para você.
Você acha que o pensamento positivo é apenas uma vibração que você emite ao Universo e, então, ele conspira a seu favor e traz à você aquilo que você deseja? Isto não é tudo. O padrão energético é apenas uma consequência. O que você entende do mundo, o que você emite e recebe do Universo é algo biológico.
Em seu cérebro, há uma região chamada Sistema de Ativação Reticular (SAR), que é responsável por filtrar o sistema cognitivo. Seu sistema cognitivo são os seus sentidos, é a forma como você vê o mundo. Existe algo dentro do seu cérebro que filtra aquilo que você percebe do ambiente.
A cada segundo, o Sistema de Ativação Reticular filtra 10.000 Bytes de informação. Neste segundo em que você está olhando para este texto, você está exposto (a) a 10 mil Bytes de informação. Ao mesmo tempo em que você está olhando para o texto, você está olhando para o layout do Blog, está olhando para a tela do seu PC, tablet ou celular e, através da sua visão periférica ou tangencial, você também está olhando para tudo que está à sua volta, tudo que está no ambiente. Ao mesmo tempo em que você está lendo este texto e tentando prestar atenção no que estou dizendo, você também esta ouvindo o som ambiente, o som do cômodo onde você se encontra e o som lá de fora, ao fundo.
Você não estava pensando no seu pé, mas agora que eu falei você lembrou dele porque você tem um Sistema de Ativação Reticular que filtra os sentidos. Ele filtra porque, se em 1 segundo você percebesse tudo o que existe e tudo o que está acontecendo, você explodiria, você não estaria aqui.
Em seu cérebro, há uma região que determina o que você pode enxergar e compreender do mundo, e o critério que ela utiliza é a sua crença, é aquilo em que você acredita.
Você está lendo este texto através da tela do seu PC, do seu tablet ou do seu celular. Verifique qual a hora exata que está aparecendo em sua tela e volte a ler este texto.
Agora, se eu perguntar a hora que está aparecendo em sua tela, você sabe me informar, mas se eu perguntar o que aparece em sua tela acima, aos lados e abaixo da hora, os ícones, as letras e os números, você saberá me responder sem verificar a tela novamente? Provavelmente, não. Você não sabe me informar porque você é burro (a)? Não. Você não sabe me informar porque eu perguntei apenas a hora e o seu Sistema de Ativação Reticular está funcionando perfeitamente. Você acredita que, se olhar a sua tela, você pode saber a hora, ou seja, você tem a crença de que, se olhar para a tela, pode ver o horário. Então, no momento em que você olhou para a tela, embora haja vários ícones, letras e números, você não lembra porque, para confirmar a sua crença, o seu Sistema de Ativação Reticular dirigiu o seu foco, concentrou sua atenção somente na hora e descartou o restante das informações.
Você capta 10.000 Bytes de informações por segundo, mas seu Sistema de Ativação Reticular deixa passar apenas 100 Bytes, ou seja, somente 1% das informações. E o critério que ele usa para filtrar estas informações é o seu sistema de crenças.
Isto significa que o que está acontecendo, neste momento, no seu coração, toda a aflição, a agonia, a busca por entender o que você precisa fazer para as coisas funcionarem, a busca por entender que taco é este que você precisa confiar e que você não consegue ter, isto está sendo regulado pela hora que você acredita que aparece na tela da sua vida, ou seja, pelas suas crenças.
Se você vai a uma festa pensando que só vai encontrar gente feia e chata, a sua crença é feia e chata, então, para fortalecer a sua crença, quando você estiver na festa, seu Sistema de Ativação Reticular vai lhe cegar para as pessoas bonitas e interessantes e vai permitir que você enxergue somente as pessoas feias e chatas.
Quando a mulher está grávida, ela vê um monte de gestantes na rua e parece que o cupido está solto, mas as gestantes estão em mesmo número. O que acontece com a mulher grávida é que, quando ela toma conhecimento da sua gravidez, ela passa a atrair seu olhar para as gestantes como ela.
Se o seu objetivo é pesar 60 quilos, não adianta dizer ou escrever que você quer pesar 60 quilos ou que você vai pesar 60 quilos. O que você precisa é acreditar que pesa 60 aquilos agora, você precisa pensar, sentir e agir o tempo todo como se você pesasse 60 quilos. Se você não acreditar, não pensar, sentir e agir como se tivesse 60 quilos, não vai funcionar. É por isso que, antes de fazer a cirurgia bariátrica ou metabólica, o médico encaminha o (a) paciente obeso (a) ao psicólogo, pois tem gente que engorda, mesmo após a cirurgia, porque continua pensando como obeso (a).
Se você sai de casa pensando em assalto, rezando para não ser assaltado (a), escondendo dinheiro no sutiã, na cueca, no sapato, no fundo falso da bolsa para não ser assaltado (a), você está pensando em assalto, sentindo medo de assalto, acreditando que vai ser assaltado (a), então, você acaba sendo assaltado (a).
Se você é assaltado (a) porque pensa em assalto, por que você pensa em ficar rico (a), compra Raspadinha, Tele Sena, joga bingo, joga na Mega-Sena, Lotomania, Quina, Quadra e até no Jogo do Bicho, mas não consegue ficar rico (a) e ainda não ganha nada?
A resposta é simples: Você é assaltado (a), mas não fica rico (a) porque você acredita que pode ser assaltado (a), mas não acredita realmente que pode ser rico (a). Você pensa (em assalto), sente (medo) e age (esconde o dinheiro e sai de casa), então, você atrai o ladrão que sai de casa pensando em assaltar alguém. Mas você não pensa como rico, não se sente rico e não age como rico. Você não se imagina rico (a). Você acha tão impossível ser rico (a) que acredita que a única forma de enriquecer é apostando nestes diversos jogos e, mesmo assim, não acredita realmente que vai ganhar.
As possibilidades são infinitas, mas se você for pessimista, você nunca vai enxergá-las e vai perder inúmeras oportunidades. A atração ocorre através daquilo que você acredita. Se você não mudar a sua crença limitante, se não mudar sua crença medrosa de lagartixa de parede, você não vai conseguir atrair aquilo que deseja.
Script é um texto pronto que representa idéias. A sua vida é controlada por scripts, seus ou dos outros. Você vive scripts que aprendeu com os pais, com a TV, com a internet, com os livros, com o cinema, com as revistas, com as fofocas… Não importa a fonte, mas você repete coisas que são ditas por outros ou coisas que você mesmo cria.
Quando você começa a ser muito negativo (a), nada mais é do que um script, um texto que você aprendeu, absorveu e que você repete. Dependendo do seu comportamento, do que você diz e do que você eventualmente tem de resultados, é possível saber o que você assiste na TV, o que você lê, que tipo de música você ouve e com quem você conversa.
Quando você lê um artigo em um blog ou em um jornal, um livro, um texto ou até uma frase em um outdoor, você está colocando aquele script em sua cabeça. Por isso, você deve escolher muito bem as pessoas com quem você convive, o que você lê, o que você ouve, o que você assiste, com quem você fala e o que você diz. Assim, você muda o que você pensa e mudando o que você pensa, você muda também a sua ação, portanto, muda os seus resultados.
Você pode achar que o que eu estou dizendo é absurdo, que você pensa por si mesmo (a), mas todos nós usamos scripts, nós vamos absorvendo scripts desde a infância. Quem armazena suas crenças e comanda suas ações é o seu subconsciente. Quando você é dramático (a), você está repetindo um script de drama, quando você é engraçado (a), você está repetindo um script de comédia.


Para alcançar aquilo que você deseja, você precisa desenvolver novos tipos de crenças, novos tipos de idéias, você precisa mudar sua atitude mental fixa, precisa mudar a disposição que determina suas respostas e interpretações de situações, mudar o seu paradigma pessoal, mudar o modo dominante como você vê, compreende e julga as coisas à sua volta, o que por sua vez norteia as suas ações no dia a dia pessoal, profissional e também no mundo dos negócios, ou seja, você precisa mudar a sua configuração mental. Os americanos chamam isto de Mindset. Este termo, numa tradução coloquial e livre, significa: modelo mental predominante, forma institucionalizada de enxergar as coisas ou paradigma.
As pessoas que reconfiguram seu próprio Mindset conseguem obter excelentes resultados. Nós podemos constatar isto quando observamos a trajetória de grandes empreendedores, de mentores, de gênios, de grandes artistas… Todos eles passaram por este processo de desenvolvimento do Mindset.
Atualmente, nós vivemos em um mundo de informações que, muitas vezes, não colaboram com os nossos objetivos, não contribuem para os pensamentos e idéias que precisamos. Você liga a TV e assiste aquelas más notícias no telejornal. Se você não tiver reconfigurado sua mente, se não estiver com seu Mindset devidamente preparado, você vai ser influenciado (a) por aquelas más notícias e isto vai influenciar o seu sistema de crenças, vai influenciar o modo como você pensa, o modo como você age, o modo como você se comporta.
Você precisa desenvolver o seu Mindset até mesmo por questão de controlar sua própria vida, pois se você não controlar sua mente, alguém vai e você vai repetir o script que os outros escrevem, não vai pensar, sentir e agir por si mesmo (a), não vai escrever sua própria história, você vai viver a história que os outros escreverem para você, então, não vai ter a vida que você deseja. Se você quiser ter controle sobre a sua vida, você precisa controlar a sua percepção do mundo, você precisa controlar suas ações, o seu comportamento.
A maioria das pessoas se deixa levar pela mídia, por notícias ruins, por acontecimentos desastrosos e isto acaba as influenciando. Se você não tomar cuidado, você vai ser programado por este Mindset limitante que lhe impede de avançar, de progredir.
Uma maneira eficaz de reconfigurar sua mente é praticar a leitura de bons livros, ler artigos de sites que te ensinam a obter bons resultados, assistir vídeos que vão te ajudar no seu desenvolvimento pessoal, procurar estar sempre na companhia de pessoas que vão te inspirar, te incentivar e te influenciar a obter bons resultados. Quando você faz isso, você começa a pensar como essas pessoas pensam, você começa a criar novas idéias, novas oportunidades para a sua vida. Se você estiver sempre na companhia de pessoas com o Mindset limitado, será praticamente impossível progredir porque é muito difícil conseguir ir longe no meio de pessoas que pensam pequeno. Eu não estou dizendo que você deve desprezar estas pessoas, mas é bom que você procure se associar, se alinhar com pessoas que já conseguiram aquilo que você deseja. É bom que você leia os livros delas, assista aos vídeos delas, ouça o que elas dizem, entre na mente delas, observe como elas pensam e procure pensar como elas. Deste modo, você vai conseguir vencer desafios, resolver problemas que podem parecer impossíveis, mas como você treinou sua Mindset, você vai conseguir resolvê-los de maneira muito mais fácil.
Agora, vou mostrar 6 passos para que você possa vencer as crenças limitantes:
1) Identifique Quais Crenças o Impedem de Agir
Escreva sua crença limitante em forma de frase. Por Exemplo:
“Minha crença limitante é em relação ao dinheiro. Eu acredito que é muito difícil economizar dinheiro todo mês e, por isto, não guardo nenhuma quantia.”
2) Encontre a Causa da Crença Limitante
Você não precisa fazer regressão, não precisa voltar ao passado e viver toda aquela experiência dolorosa. Você só precisa encontrar a causa para lidar melhor com ela. Quando você descobre a causa, fica mais fácil de trabalhar com ela. De onde você tirou esta idéia? Em qual situação foi desencadeada esta crença limitante?
3) Questione a Crença Limitante
Isto é um fato ou apenas uma crença? Fato é algo incontestável, algo mensurável em que nós olhamos para a mesma coisa e todos nós concordamos, é algo comprovado pela ciência, ninguém pode provar o contrário, não pode ser mudado. Crença é algo que podemos questionar, podemos discordar, podemos contestar e podemos mudar. Por exemplo:
“Por que eu acredito que é muito difícil economizar dinheiro todo mês? Tem gente que ganha mais do que eu e não consegue economizar, mas tem gente que ganha menos que eu e consegue. Então, o que eu acredito não é um fato, é apenas uma crença limitante que eu posso mudar. Posso guardar dinheiro todo mês, mesmo que seja apenas um pouco.”
4) Defina Qual é o Objetivo que Deseja Alcançar
Quando você tem um desejo e ele está sendo impedido de ser realizado devido à sua crença limitante, você precisa definir qual é o objetivo que você está buscando porque, quando você tem um objetivo bem definido, você encontra recursos, você cria meios para vencer esta crença explorando o seu potencial, que já existe em você. Então, descubra o que você realmente pretende alcançar, descubra qual é o seu objetivo.
5) Substitua a Crença Limitante Por Uma Crença Fortalecedora
No primeiro passo, você escreveu sua crença limitante em forma de frase, então, você já a identificou. Agora, verifique esta crença limitante atual e substitua por uma nova crença fortalecedora. Por exemplo:
Substitua “Eu nunca consigo perder peso porque eu vivo procurando comida.”
Por “Agora que eu conheço estratégias eficazes para perder peso, eu consigo alcançar a forma física ideal mais facilmente.”
Escreva isto em uma folha de papel e deixe em um lugar visível para que você possa olhar várias vezes até que você possa condicionar seu subconsciente. Uma vez que você condicionar, isto será fixado e ficará instalado em seu subconsciente como um programa de computador. É assim que você cria e instala uma nova crença.
6) Condicione a Nova Crença Até Que Se Torne Um Hábito
Visualize o resultado que deseja alcançar. Feche os olhos e veja aquilo que você deseja acontecendo agora. Crie, em sua mente, uma imagem bem nítida, bem real, rica em detalhes, com som, aroma e sensações. Por exemplo:
Seu sonho é comprar um carro novo? Então, visualize seu carro novo, repare na cor, abra a porta, sinta o cheiro de carro novo, sinta a maciez do banco do motorista, coloque o sinto de segurança, insira a chave na ignição ou acione o botão que dá a partida do motor, sinta o volante em suas mãos, sinta o câmbio, sinta o seu pé no pedal, ouça o som do motor, veja a paisagem pelo para-brisa, ouça a música que toca no seu carro, sinta o vento em seu rosto… Viva aquele momento com os 5 sentidos, com todas as sensações, com toda a emoção de dirigir o seu carro novo.
Visualize por, no mínimo, 68 segundos. Faça isso várias vezes por dia, sempre que puder, visualize enquanto espera o elevador, visualize na fila do banco, na sala de espera, durante a viagem de ônibus, durante o banho, ao acordar, antes de dormir… Aproveite toda oportunidade que tiver, durante o seu dia a dia, para visualizar o resultado que você deseja.
Fazendo isto, você estará dando sinais ao seu cérebro para que você possa seguir em frente, para que você possa se mover em direção àquilo que você deseja. Assim, você estará condicionando a nova crença até que ela se torne um hábito e, desta forma, você vai conseguir vencer as crenças limitantes.

Texto: Gizeli Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário