quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CURE SEU CORPO As Causas Mentais dos Males Físicos e o Modo Metafísico de Combatê-los Louise Hay






DEDICATÓRIA


Há muito tempo acredito nas seguintes afirmações:
"Tudo o que é preciso saber me é revelado",
"Tudo o que necessito vem a mim" e
"Tudo está bem em meu mundo".

Não existem novos conhecimentos, tudo é antiquíssimo e infinito. É para mim motivo de alegria e prazer reunir a sabedoria e o conhecimento em benefício dos que estão no caminho da cura. Dedico meu trabalho a todos os que me ensinaram o que sei: meus clientes, colegas na área da metafísica, mestres e a Divina e Infinita Inteligência, que me usou como canal para transmitir o que outros precisam saber.


 AGRADECIMENTOS


Desejo agradecer ao dr. Robert Lang, professor
assistente de medicina da Universidade de Yale,
a Pete Grim e René Espy, que repartiram suas
idéias e sabedoria comigo.



INTRODUÇÃO



Nesta edição recém-revisada, quero lhe expor um dos motivos que me fazem saber que as doenças podem ser vencidas com a simples troca de padrões mentais.

Anos atrás recebi um diagnóstico de câncer vaginal. Devido ao meu
passado, que inclui um estupro aos cinco anos de idade e uma infância cheia de maus-tratos, não foi surpresa eu manifestar a terrível doença nessa parte do corpo. Como já era instrutora de cura mental há vários anos, tomei consciência de que me estava sendo dada a oportunidade de praticar e provar a verdade dos meus ensinamentos. Como qualquer um que fica sabendo que está com câncer, de início entrei em pânico absoluto, mas logo ele foi substituído pela convicção de que o processo de cura mental funcionava. Consciente de que o câncer é provocado por
um profundo ressentimento, guardado por um longo tempo até ele
praticamente começar a comer o corpo, eu soube que teria muito
trabalho mental pela frente. Percebi que, se me submetesse a uma
operação para me livrar da doença sem eliminar o padrão mental que a estava causando, o câncer voltaria. Quando esta ou qualquer outra doença reaparece, não é porque os médicos não "tiraram tudo", mas sim porque o paciente não modificou seu modo de pensar e continua recriando o mesmo mal. Também sabia que, se fosse capaz de eliminar por completo o modelo mental que criara a condição chamada "câncer", eu nem precisaria de ajuda profissional. Portanto, barganhei por mais tempo. Meu médico, a contragosto, me concedeu três meses, deixando bem claro que eu estava pondo a vida em perigo pela demora.
Imediatamente comecei a trabalhar com meu instrutor para eliminar
velhos padrões de ressentimento. Até aquela época eu desconhecia que guardava dentro de mim um profundo rancor. Como somos cegos aos nossos modelos mentais! Seria preciso um longo exercício de perdão.
Outra coisa que fiz foi consultar um nutricionista para desintoxicar

completamente meu organismo. Assim, cuidando da limpeza mental e física, em seis meses consegui mostrar aos médicos o que eu já sabia: eu não apresentava mais nenhum tipo de câncer. Ainda guardo o resultado dos primeiros exames, que deram positivo, para me recordar o quanto pude ser negativamente criativa.
Hoje, quando um cliente me procura, por mais terríveis que possam ser seus males, sei que, se ele estiver disposto a fazer o trabalho mental de modificar os velhos padrões e perdoar, praticamente qualquer mal pode ser curado. A palavra "incurável", tão assustadora para muitos, na verdade quer dizer apenas que determinada doença não pode ser curada por métodos "externos" e que precisamos nos interiorizar para efetuar a cura. A "condição" anormal que aparentemente veio do nada voltará para o nada.





PREFÁCIO


Quando escrevi a primeira versão do livro Cure Seu Corpo, nunca imaginei que hoje estaria fazendo um prefácio para a sua quarta edição, revista e ampliada 1 . O "livrinho azul", como é carinhosamente denominado pelos meus leitores, tornou-se uma obra indispensável para um grande número de pessoas. Ao longo dos anos vendi centenas de milhares de exemplares, algo que estava muito além de minha visão naqueles primeiros tempos. Cure Seu Corpo me abriu incontáveis portas e trouxe-me amigos de todos os lugares do mundo. Sempre que viajo, fico conhecendo pessoas que me mostram seus livrinhos bem manuseados, os quais trazem sempre consigo, no bolso ou na bolsa. Este livrinho não "cura" ninguém, mas desperta em seu interior a capacidade de contribuir para seu próprio processo de cura. Para nos tornarmos íntegros e saudáveis, temos de equilibrar mente, corpo e espírito. Precisamos cuidar bem de nosso corpo, precisamos ter uma atitude mental positiva em relação a nós mesmos e à nossa vida, e precisamos de uma forte ligação espiritual. Quando estas três necessidades estão supridas, encontramos alegria na vida. Nenhum médico, nenhum terapeuta pode nos dar essa harmonia, a não ser que escolhamos participar de nosso próprio processo de cura. Nesta edição, você encontrará muitos acréscimos, em relação às anteriores, incluindo notas remissivas que completam as informações. Sugiro que faça uma lista de todas as enfermidades e dores que já teve, e em seguida procure suas respectivas causas mentais, chegando assim a um padrão que lhe ensinará muito sobre si mesmo. Depois escolha algumas afirmações e repita-as constantemente ao longo de um mês. Esta prática o ajudará a superar velhos modelos de comportamento que vinha adotando há muito tempo.

Louise L. Hay Santa Monica, CA 1° de fevereiro de 1988


O PONTO DO PODER ESTÁ NO MOMENTO PRESENTE


Bem agora e bem aqui em nossa mente. Não importa há quanto tempo temos padrões negativos de pensamento, uma enfermidade ou um péssimo relacionamento, há quanto tempo sentimos falta de dinheiro ou raiva de nós mesmos, podemos começar a mudar tudo isso hoje mesmo. Os pensamentos que tivemos e as palavras que empregamos constantemente criaram nossa vida e as experiências que adquirimos até este instante. Eles, porém, são coisas do passado. O que estamos escolhendo para pensar e dizer hoje, neste exato momento, criará o amanhã e o dia seguinte, depois a semana seguinte, o mês seguinte, o ano seguinte etc. O ponto do poder está sempre no momento presente e é nele que começamos a fazer mudanças. Que grande alívio! Podemos começar a nos livrar das velhas bobagens. Agora mesmo. O mais ínfimo dos começos provocará uma mudança. Quando você nasceu, era pura alegria e amor. Enquanto era bebezinho, tinha consciência de sua importância e sentia-se o centro do universo. Possuía tanta coragem, pedia tudo o que queria e expressava abertamente seus sentimentos. Você se amava por completo, amava cada parte do corpo, inclusive suas fezes. Você sabia que era perfeito. Essa é a verdade de sua existência. Todo o resto é bobagem aprendida que pode ser desaprendida. Quantas vezes já dissemos: "Eu sou assim mesmo" ou "As coisas são assim mesmo"? Na realidade, o que estivemos dizendo é que "acreditamos nisso como verdade para nós". Em geral, as coisas em que acreditamos não passam de opiniões de outras pessoas, que aceitamos e fomos incorporando às nossas crenças, às quais vamos acrescentando outras ideias que se ajustam a elas. Por exemplo, se quando éramos pequenos nos ensinaram que o mundo é um lugar assustador, nós aceitamos como verdade tudo o que ouvimos e que se ajuste a esse modelo mental. "Não confie em estranhos", "Não saia sozinho à noite". "Os outros só querem tirar vantagem". Por outro lado, se nos ensinaram que o mundo é um lugar seguro e alegre, acreditamos em outras coisas, como: "O amor está em toda parte", "Os outros são gentis", "É fácil ganhar dinheiro", e assim por diante. Nossas experiências de vida espelham nossas crenças. Raramente nos damos ao trabalho de parar e questionar nossas crenças. Eu, por exemplo, poderia me perguntar "Por que acredito que é difícil para mim aprender coisas novas? Isso é mesmo verdade? E verdade para mim agora? De onde vem essa crença? Será que acredito nisso apenas porque uma professora do primário vivia repetindo essa afirmação? Eu viveria melhor se abandonasse essa crença?" Pare um instante e analise seus pensamentos. Em que está pensando neste exato momento? Se os pensamentos moldam sua vida e suas experiências, você quer que o pensamento que lhe ocorreu agora se torne verdade para você? Se for um pensamento cheio de preocupação, raiva, mágoa ou vingança, quer vê-lo refletido em sua vida? Tudo o que enviamos para fora de nós, tanto mental quando verbalmente, voltará para nós de forma semelhante. Reserve um pouco de tempo para prestar atenção às coisas que diz. Se notar que repetiu três vezes uma frase, escreva-a, pois ela se tornou um modelo mental. No final de uma semana, leia a lista que elaborou e então verá como suas palavras se ajustam a suas experiências. Decida-se a mudar seu modo de falar e pensar, e veja sua vida mudar por completo. Para conseguir controlar sua vida é preciso controlar sua escolha de palavras e pensamentos. E ninguém, senão você, é dono de sua mente.

EQUIVALENTES MENTAIS

Os Padrões Mentais Que Moldam Nossas Experiências Tanto as coisas boas como as ruins de nossa vida são o resultado de padrões mentais que moldam nossas experiências. Todos temos muitos modelos de pensamentos que produzem experiências boas e positivas, e esses nos dão prazer. São os padrões de pensamentos negativos os responsáveis pelo desconforto, pelas experiências ruins que nos  interessam agora. Queremos eliminar o mal de nossa vida para atingir a saúde perfeita. Já está mais que demonstrado que, para cada resultado que obtemos, existe um modelo mental que o precede e mantém. Portanto, modificando os padrões de pensamentos, podemos mudar nossas experiências. Você nem consegue imaginar a alegria que senti quando cheguei pela primeira vez às palavras causas metafísicas. Elas descrevem o poder de as palavras e pensamentos criarem experiências. Esse novo conhecimento me levou a compreender a ligação entre pensamentos, partes do corpo e problemas físicos. Entendi que, sem saber, eu criara males em mim mesma e prejudicara minha vida. Foi uma descoberta extraordinária! A partir de então, eu podia parar de culpar a vida e os outros pelo que acontecia de errado em meu organismo e em minha existência, podia assumir total responsabilidade por minha própria saúde. Sem me recriminar, sem sentimentos de culpa, fui aprendendo a evitar a criação de padrões de pensamentos que poderiam me causar males no futuro. Por exemplo, eu não conseguia entender por que era tão comum eu estar com torcicolo ou outros problemas relacionados com a musculatura do pescoço. Então descobri que o pescoço representa a flexibilidade, a capacidade de ver todos os lados de uma questão. Até então, eu fora uma pessoa muito inflexível, apegando-me teimosamente às minhas ideias, por medo de "abrir a guarda". Todavia, à medida que fui me tornando mais flexível e compreensiva, aceitando amorosamente o ponto de vista de um semelhante, meu pescoço parou de me perturbar. Hoje, se sinto o início de uma rigidez, procuro descobrir qual é a postura mental rígida que a está causando.

SUBSTITUINDO OS MODELOS ANTIGOS

Para eliminar uma condição ruim de maneira definitiva, devemos primeiro trabalhar para dissolver sua causa mental. Todavia, como na maior parte das vezes não temos ideia da causa, fica difícil sabermos por onde começar. Portanto, se você estiver pensando: "Se ao menos eu soubesse o que está causando este sofrimento", espero que este livrinho ajude você a encontrar tanto uma pista das causas como a orientação 10 para elaborar novos padrões de pensamentos que produzirão a saúde física e mental. Aprendi que para cada condição existente em nossa vida há uma necessidade que a enseja, porque, de outra forma, não a teríamos. O sintoma é apenas um efeito externo. Precisamos mergulhar em nosso íntimo para dissolver a causa mental, e é por isso que força de vontade e disciplina não funcionam, já que combatem apenas o efeito externo. Seria como cortar a erva daninha em vez de arrancá-la pela raiz. Assim, antes de começar a fazer as afirmações dos Novos Padrões de Pensamentos, trabalhe na disposição de livrar-se da necessidade de cigarros, dor de cabeça, excesso de gordura, ou qualquer outra condição. Quando essa necessidade desaparecer, o efeito externo também desaparecerá, pois nenhuma planta consegue viver se sua raiz foi arrancada. Os modelos mentais que mais causam males ao corpo são crítica, raiva, ressentimento e culpa. Por exemplo, com o passar dos anos, o hábito de criticar tudo resultará em doenças como a artrite. A raiva se traduz em erupções e infecções. O ressentimento guardado por muito tempo arruína e destrói o Eu interior e acaba por dar origem a tumores e câncer. A culpa sempre procura castigo e leva ao sofrimento. É muito mais fácil eliminar esses padrões de pensamento negativos de nossa mente enquanto estamos saudáveis do que tentar desenraizá-los num momento de pânico, sob a ameaça do bisturi do cirurgião. A lista de equivalentes mentais que se segue foi compilada ao longo de muitos anos de estudo, de palestras e workshops, e de trabalho com clientes particulares. Ela será útil como um guia de fácil consulta para descobrir os prováveis modelos mentais por trás de seus males. Ofereço-a com amor e o desejo de compartilhar este método simples para ajudar você a curar seu corpo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário