sábado, 13 de dezembro de 2014

Faça a sua lista




Qualquer pessoa que dê uma olhada na lista de arquivos do blog percebe que ele é novo.
Ainda assim, ele foi feito pra que eu pudesse registrar os passos rumo a realização de 101 desejos que listei em um pedaço de papel.
Até agora, já falei de alguns deles (poucos, pouquíssimos) e ando vivendo meus dias, desde que fiz a bendita lista, rumo às realizações.
O grande ponto da história todo mundo sabe _ não é fácil!

Se você pegar agora um pedaço de papel e escrever tudo o que quer pra sua vida certamente encontrará dificuldades, iniciando com a escrita (acreditem, parece simples, mas não é tanto assim). Mas, depois de escrever você pode até rir, pensando que foi ousada (o) demais.
Eis o desafio! Você realmente sabe o quer para sua vida? Já parou pra fazer isso alguma vez? Esqueça os desafios da internet, esqueça as listas, os projetos, foque em você.

Alguma vez já pegou uma folha de papel e escreveu tudo o que deseja?
Sei que muitas pessoas já fizeram isso, algumas vezes. Outras, poucas. Algumas, nunca.
Mas, vou perguntar de novo, já listou TUDO o que você deseja???? TUDO!!!???? Isso mesmo, tudo! Alguém pode dizer que "TUDO" é muita coisa, que a vida muda e se transforma constantemente e blá, blá, blá. OK! A ideia não é fazer uma lista imutável, a ideia é apenas fazer uma lista.
Pense em todas as áreas que compõem sua vida e liste quantas coisas desejar pra cada uma delas. Você verá que não é tão "fácil" quanto parece. Enquanto escrevemos já começamos a tentar nos "sabotar". Quando fiz minha lista, durante a escrita pensei alto várias vezes _ "como vou fazer isso?; Que loucura....", entre outras coisas! Mas não parei. Escrevi, escrevi e escrevi. Sabem por que? Porque enquanto você escreve sua lista de sonhos/desejos/metas o "como" não interessa. A lista não é sobre o modo de realização dos seus desejos. É apenas de seus desejos. O "como" é uma parte da história que virá em momentos e de modos diferentes para cada sonho. Sem medo, sem pudor, sem a preocupação ou o vício racional habitual, faça sua lista!

Comece separando 6 categorias diferentes e importantes que fazem parte de sua vida _ Saúde (bem estar, corpo, beleza); Lazer / Cultura (viagens, entretenimentos, leituras...); Organização pessoal (rotina, hábito, desenvolvimento); Relacionamentos (família, amigos, etc); Vida profissional / educacional; Objetivos materiais (objetos, bens, sonhos materiais a serem adquiridos) _ Para cada uma liste os desejos, desafios, sonhos que possui. Escreva e pronto! Não pense! Se você quer, você pode, mas precisa esquecer o medo pra que isso aconteça. Se desejar, estabeleça um número de itens para cada área (para algumas pessoas isto pode ajudar, pois traz a ideia de "equilíbrio"). Depois que escrever tudo, leia sua lista calmamente. Garanto que ela parecerá menos impossível que antes de você começá-la. Se existir alguma coisa escrita de modo pouco claro e pouco objetivo, esmiúce o desejo, 1 item pode virar 2, ou 3. Mude as palavras. Cada desejo precisa ser claro e objetivo. Na terceira vez que ler sua lista (após os ajustes iniciais) ela parecerá ainda mais possível para você. Além disso estabeleça o prazo para ver seus desejos reais (na totalidade). Não estipule prazo maior que 3 anos. Pra não se perder na própria lista, não desmotivar, nem achar que por haver muito tempo seus desejos podem esperar.

Lembre-se: nenhum desejo é bobo ou ruim. Seu desejo é sempre bom e merece ser realizado. Minha lista tem sonhos que demandam tipos diferentes de esforço (pequeno, médio e grande), ainda assim comemoro cada passo de modo igual. Semana passada pensei em parar, meu dia havia sido péssimo e tudo tinha dado errado. Cheguei a minha casa, tomei um banho demorado, achei um filme com um título comum na televisão e assisti. Decidi não pensar no que tinha sido ruim no momento de desgaste emocional, de raiva, de cabeça quente. Apenas no dia seguinte, com as energias recuperadas fui rever o dia anterior e fazer meu balanço pessoal. Era só um dia ruim diante de uma vida inteira. Me abateu, confesso! Mas não me derrubou. Esse deve ser o espírito. Não se permitir derrubar pelos dias ruins, pelo cansaço ou pior, por si mesmo.

O fim do ano se aproxima. Este é um excelente momento para revermos a vida, as atitudes e para fazermos planos. Não tenha medo de sonhar. Separe as áreas de sua vida e faça sua lista. Se veja no espelho, olhe para sua casa, observe sua família, pense em seus relacionamentos, lembre de suas conquistas profissionais e acadêmicas.
 Assista o filme de sua vida até aqui (ele está em sua mente) e depois escreva (em forma de desejos) como quer que sua história continue a ser escrita. É o primeiro passo a ser dado. Caso, durante a escrita dos desejos, você se emocione, se sinta enfraquecido ou impotente, não se assuste, é normal. Apenas não deixe de escrever, de sonhar e de querer.


(Texto e foto de Pâmela Rodrigues)




Nenhum comentário:

Postar um comentário